segunda-feira, 4 de julho de 2016

FRETE COM DESCONTO (PLP) - parte 1/2






Oi colega lojista,

Tudo bem?

Você utiliza o Frete com Desconto em sua loja no Elo7? Sabe o que é e como usar?

Vem ver algumas dicas que preparei pra você.


O assunto é longo, então dividirei em duas postagens para facilitar a leitura, tá bom?

PARTE 1/2

Vamos ao básico primeiro.

Sempre que vendemos um produtos temos que enviá-lo ao cliente, seja via Correios, transportadora, com motoboy, etc ou o cliente vem retirar.

Nos casos de envios pelos Correios o Elo7 fez um acordo com eles onde é possível os lojistas enviarem as mercadorias utilizando um serviço chamado PLP (Pré Lista de Postagens).

Eu considero um dos melhores benefícios em vender pelo site Elo7, pois consigo oferecer descontos de até 50% aos meus clientes. O percentual de desconto varia conforme o CEP origem (minha loja) x CEP de destino (endereço cliente).

Não tem porque eu falar o que já está escrito no site Elo7, então sugiro que leiam os links abaixo caso queiram saber mais detalhadamente sobre o assunto.

O que é PLP?
Como Emitir PLP?
PLP tem seguro?
Passo a passo completo e com vídeo no blog Elo7


Muitas lojas amam este serviço no Elo7 e outras odeiam. Vou explicar porque.

Quando os Correios fazem tudo certo, cumprem os prazos e entrega direitinho, é uma maravilhava.

Agoraaaaaa..... se tem algum problema grave (extravio/roubo por exemplo) no meio do caminho e precisarmos acionar o Seguro ou pedir o reembolso do % de frete por causa do atraso... daí a coisa começa a se enrolar.

Digo isso, porque, nós como lojistas, temos que resolver o problema para o cliente o mais rápido possível, seja enviando novamente o produto ou devolvendo o dinheiro da compra (dependendo do que ocorreu).

Mas o processo para que o dinheiro nos seja ressarcido pelos Correios demora, pois, após os Correios confirmarem que houve o extravio / roubo / atraso, eles irão devolver o dinheiro para o Elo7 (afinal o acordo é entre eles) e somente após + ou - 40 dias é que o Elo7 irá nos devolver (acho que isso é por causa de datas de fechamento de fatura entre eles), mas já vi lojas que o prazo demorou meses (não sei dizer onde estava o problema, se nos Correios ou no Elo7, pois não aconteceu comigo).

Enfim, eu ainda não consigo fazer um acordo tão vantajoso diretamente com os Correios para poder oferecer aos meus clientes, por isso, uso a PLP em 100% das minhas vendas quando o CEP do cliente é contemplado no acordo. Sempre que podemos ajudar o cliente a economizar, devemos fazer isso, pois ganhar dinheiro não está fácil pra ninguém, não é mesmo?

Existem várias lojas que fizeram acordo diretamente com os Correios e isso é super bacana, pois conseguem repassar os descontos aos clientes (um dia chego lá também kkk)

Usar ou não usar este serviço que temos disponível no Elo7 ficará à critério do lojista. Então avalie se vale a pena, pois tem regiões de algumas lojas ou onde os clientes moram que os descontos são ínfimos ou até nem foram contemplados pelos Correios. 

Então caro cliente, se você está lendo este artigo, pergunte ao lojista se ele trabalha com frete com desconto e caso ele não trabalhe, tenha certeza que é por um bom motivo, pois todos nós queremos facilitar a venda, tá bom?


Você ainda não usa PLP e quer começar a usar, fique atento:


PRAZOS para confirmação da autorização do pagamento:
  • Saldo Moip e Cartão de crédito: até 2 horas (sujeito a análise do Moip)
  • Boleto bancário: 3 dias úteis 

VALIDADE DA PLP = 7 dias corridos após emissão

Se, após emissão, a etiqueta de postagem demorar para chegar, entre em contato com o atendimento ELO7 (chat online que fica na página do frete), para pedir que verifiquem o problema.

Ela será parecida com esta imagem:  Desde janeiro/2017 a PLP sai agrupada, ou seja, se você for enviar mais de um pedido, na primeira folha sairá a PLP e na segunda folha sairá até 4 etiquetas de postagem.

PASSO A PASSO PARA UTILIZAR A PLP:
  1. Chega o pedido na loja;
  2. Clicar em Calcular Frete (ou deixe habilitado frete com desconto no frete automático);
  3. Preencher as medidas e peso da caixa que você colocará os produtos  (faça uma estimativa o mais aproximado possível) e depois clique enter;
  4. Os valores apresentados na tela serão as opções de frete com desconto (PLP), selecione as opções e tecle enter;
  5. Após o cliente escolher o frete e efetuar o pagto do pedido, o site irá liberar o botão PAGAR PLP.
  6. Quando você já souber que quando irá enviar o produto, pague a PLP (após a confirmação do pagamento o site irá liberar o botão EMITIR PLP);
  7. Um dia antes de ir enviar o produto, clique em EMITIR PLP (ela tem validade de 10 dias corridos após a emissão);
  8. Após a emissão  os Correios irão enviar o DOCUMENTO DE POSTAGEM.
  9. Você deverá imprimir esta folha e colar na caixa a parte da etiqueta de postagem e levar junto a outra parte para apresentar nos Correios;
  10. Se colar a etiqueta com fita de embalar, só passe a fita nas bordas e deixe a parte do código de barras livre, pois o brilho da fita atrapalha na leitura do código;
  11. SEMPRE guarde o comprovante dos Correios (se puder escaneie ou tire foto, pois com o tempo o comprovante original apaga), isso será sua prova que você enviou o produto caso ocorra algum problema;
  12. Torcer para os Correios entreguem o produto direitinho. 

Espero ter te ajudado!

Até breve!

Abraços,

Claudia
Doce Surpresa Presentes

9 comentários:

  1. Muito legal essas dicas,eu quase sempre uso a PLP, mas pela região que eu moro mesmo assim o frete sai muito caro e perco muitas vendas por esse motivo.

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    1. Verdade Leide. Os serviços dos Correios estão cada dia mais caros e ainda não temos nenhuma outra opção para nos ajudar a enviar para o Brasil todo com preço mais acessível.

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  2. Boa tarde, nao entendi a questao do pagamento, temos que levar dinheiro pra fzer o pagamento na hora da postagem?

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    1. O pagamento da PLP é sempre feito em sua casa, através do saldo do MOIP, cartões de crédito ou boleto. Não temos que pagar nada nos Correios na hora da postagem

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  3. Sou nova no elo7. Se entendi bem então esse frete com desconto é porque a gente paga ele antes de postar?
    No caso do frete sem desconto, eu tenho que pagar alguma coisa antes? E só mais uma dúvida: os 12% do elo7 são retirados tbm do frete é isso? Como posso repassar esse valor para o cliente?

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    1. Love Prints, o frete com desconto (PLP) os lojistas pagam em casa e imprimem uma etiqueta que será afixada na caixa. O Elo7 cedeu o direito de uso do contrato deles com os Correios para os lojistas oferecerem desconto aos clientes.

      Se oferecer frete sem desconto para seus clientes você pagará o frete direto nos Correios.

      A comissão dos 12% é embutida no valor total do pedido (produto + frete) então você não precisa acrescentar mais nenhum valor. (tanto para o frete com desconto ou sem desconto


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  4. Os 12% no valor total do pedido é complicado, afinal se você vende um produto de R$50,00 e paga 12% em cima do produto te sobra R$44,00 agora se se embutir o frete por exemplo de R$20,00 o valor total do pedido será R$70,00 e aí te sobra R$41,60 ou seja R$2,40 a menos, estou falando bobagem ou mais alguém também vê assim, poi a conta não bate.

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    1. Isso mesmo Vania, por isso você tem que somar 13,65% em cima do seu preço final de venda para quando descontar os 12% der o valor líquido que deseja receber.
      Exemplo: produto 100,00 + 13,65 = R$ 113,65 (valor venda)
      113,65 - 12% = R$100,00

      Quando você cadastra as opções de frete o Elo7 faz esta conta automaticamente, pois lá aparece o campo valor lojista e valor que será cobrado do cliente

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  5. Boa tarde,

    Não está mais compensando usar a PLP, tem casos que se eu fosse pagar o frete na agência o valor seria inferior ao da PLP, e tem mais, recebi uma fatura de 21,18 de "Divergência de PLP" mas não informam qual divergência nem a que pedido se refere.
    Melhor seria poder informar dimensões e pesos após a fabricação do produto, como era antigamente.

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