sexta-feira, 22 de julho de 2016

Evite problemas em sua loja virtual!


Não é fácil ser artesão e ter loja virtual, não é mesmo?


São prazos para serem cumpridos, fornecedores que não tem o produtos, prestadores de serviços que não fazem o que tem que fazer, clientes que não leem a descrição do produto ou prazos de produção, enfim... a lista é grande!

Mas vamos combinar, nada disso é mais importante que a nossa saúde, não é mesmo?

Então vamos trocar ideias e dicas em como podemos evitar ou amenizar algumas situações que podem gerar tremendo stress em nosso dia a dia na loja?


Abaixo seguem minhas dicas. Comentem mais algumas ideias também!!!

PRAZO PEDIDO:

  • programe-se para finalizar o pedido com no mínimo 3 dias de antecedência do prazo limite. Pensem que imprevistos podem acontecer, então é melhor antecipar o envio do que você não cumprir o prazo, né?

Frete PLP:

  • a PLP tem validade de 05 dias após emissão, então emita a etiqueta com 2 dias de antecedência da data que você irá postar, assim se der problema no Elo7 ou nos Correios haverá tempo para eles arrumarem e você não ficará no desespero e na pressão para enviar o pedido. Se não puder esperar que resolvam é melhor enviar o produto e cumprir o prazo com o cliente. Depois peça o ressarcimento da PLP paga.

FRAUDE:

  • se achar o pedido suspeito, faça várias perguntas ao comprador, questione o Elo7 se aquele comprador já fez outras compras no site, pesquise se o endereço existe (Google Maps). Com o CEP você consegue o endereço no site dos Correios.
  • fotografe ou escaneie os comprovantes dos Correios e anote atrás o nro da PLP, pois os originais apagam com o tempo. Protocolo de entrega não são aceitos pelo MOIP / Paypal para provar a entrega pessoalmente, ou seja, estes casos não tem garantia caso o cliente conteste a compra, só aceite se o pagamento for por depósito em C/C. Clique aqui para mais informações.

ELO7 FORA DO AR/ Falta de energia elétrica:

  • tenha uma lista em papel com os dados do pedido e do cliente, pois não sabemos quando faltará energia elétrica ou o Elo7 (ou qualquer site) ficará fora do ar por qualquer motivo.

FORNECEDORES:

  • tenha mais de uma opção para comprar matéria prima (produtos importados da China que as vezes utilizamos para personalização de mimos para festas se faltar em uma loja na região da 25 de março é muito provável que você não encontre com facilidade em outras lojas na região... muito esquisito, mas é assim que acontece). Sempre tenha outras alternativas se isso acontecer.

CLIENTES:

  • se você trabalhar com eventos, a primeira coisa que você tem que perguntar ao cliente é até quando ele precisa receber o produto e só depois se for possível atendê-lo é que a negociação deve continuar, senão será dor de cabeça para os dois;
  • assim que o cliente efetua o pagamento já envie mensagem informando o cronograma de produção com as datas para (exemplo) envio da arte, produção, previsão de envio, previsão entrega Correios e confirme o endereço de entrega.
  • se seu prazo de produção for longo, atualize esporadicamente o cliente sobre o andamento do pedido. Isso diminuirá a ansiedade.

CORREIOS:
  • conte com a real possibilidade que os Correios irão atrasar na entrega (principalmente perto de datas comemorativas), então enviem com o máximo de antecedência da data combinada com o cliente;
  • verifique se existe outras possibilidades de entrega (Azul Cargo / Jadlog / Mandaê / Loggi, etc).

BACKUP (cópia de segurança):
  • quem já perdeu arquivos importante porque o PC/tablet/notebook etc deu problema, sabe a importância em fazer cópia de segurança. Se seu trabalho depende meio eletrônico é imprescindível fazer backup. Salve os arquivos em pendrive, em nuvem, HD externo e se não tiver poderá gravar de CD mesmo. É um processo super simples e que vai te salvar, acredite!

Problemas sempre existirão, mas se podemos evitá-los é melhor não é mesmo?


Sucesso para todos!

Abraços,
Claudia

4 comentários:

  1. Nao recomendo esta empresa, trata os vendedores como se fosse nada. Estou com minha loja bloqueada a dias e ninguém me responde. A merda do atendimento por email nao respondem nada. UM VERDADEIRO LIXO. NAO COMPREM DO Elo7, EMPRESA RIDÍCULA E SEM RESPEITO. Por isso que o Mercado Livre é o lider em vendas, com esse atendimento de merda do Elo7 fica facil. VOU EXCLUIR MINHA LOJA DESSA MERDA DE SITE. NAO COMPREM NO Elo7.

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    1. Sinto muito que tenha tido problemas com o site, porém os clientes compram dos lojistas que abriram loja na plataforma e não diretamente com o Elo7.

      Cada lojista é responsável por atender e entregar os produtos conforme seus anúncios na plataforma.

      O problema do lojista com o Elo7 tem que ser resolvido entre eles e NUNCA afetar o cliente final que não tem nada haver com isso.

      O Elo7 funciona como um Shopping Virtual com várias lojas dentro, por isso o cliente deve sempre olhar as avaliações da loja, checar o site Reclame Aqui e fazer suas pesquisas para comprar de lojas responsáveis e idôneas... isso independente de qual plataforma esteja comprando seus produtos.

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  2. Meu produto deveria ser enviado hoje, tentei entrar em contato mas ninguém respondeu minhas mensagens

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