Quando algum cliente compra algo artesanal ele espera, além de um produto diferenciado, um tratamento gentil, educado, eficiente e, principalmente, não robotizado.
Na grande maioria das vezes é no atendimento que conseguimos fidelizá-los.
Por isso é importante manter contato, inclusive após a venda finalizada.
Isso não quer dizer que você tenha que enviar mensagens uma vez na semana, mas deve sempre lembrá-los que sua loja existe, por isso faça uma agenda com principais datas para enviar e-mail intercalando algum assunto bacana com promoções ou oferta de novos produtos.
É muito chato quando só recebemos e-mails com produtos à venda, não é mesmo? Por isso é importante oferecer conteúdo que eles tenham interesse e depois oferecer os produtos ;)
Existem várias ferramentas que auxiliam no envio de e-mail marketing e uma delas é o Mailchimp
Ele está em inglês e se você não tiver o domínio é só você clicar em traduzir página que já ajuda.
Em nosso grupo no Facebook tem um manual com o passo a passo que o colega Hugo Marsiglia fez pra gente \o/
Muitos clientes podem não se lembrar de sua loja, por isso uma estratégia interessante também é enviar mensagem no pedido finalizado em sua loja.
No Elo7 é possível filtrar as vendas:
- 1) Finalizados pelo comprador: este o cliente confirmou o recebimento e deixou avaliação \o/;
- 2) Finalizados por você: o cliente recebeu o produto mas não voltou na loja para clicar que recebeu;
- 3) Aguardando Avaliação: o cliente confirmou o recebimento, mas não fez nenhuma avaliação.
Dá para você adotar uma estratégia de abordagem inicial diferente com cada tipo de filtro, assim você poderá ser mais assertivo, por exemplo:
- 1) Diga que tem novidades na loja e o chame para uma nova visita ;)
- 2 e 3) Que tal uma mensagem perguntando como foi a experiência dele com o produto e se colocando à disposição para ajudá-lo com qualquer dúvida e aproveite para chamá-lo para uma nova visita.
Use sua criatividade para criar promoções diferenciadas e para apresentar as novidades e os ajude a querer comprar novamente em sua loja.
Se coloque no lugar do cliente e responda com sinceridade se aquilo que você está oferecendo realmente é bacana ou não... assim a chance de ser mais assertivo e ter sucesso aumenta.
Existem várias datas que são ótimas para trabalharmos a carteira de clientes e uma delas já está bem próxima -> 15 de setembro: DIA DO CLIENTE
Então, que tal começar a dar uma movimentada em sua carteira de clientes?
Boas vendas,
Claudia
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